Pular para o conteúdo principal

Desordem natural das coisas

Como um edífício mal construído, você coloca cimento nas rachaduras da alma, e esconde por trás de cada sorriso, quão frágeis estão seus alicerces. Dentro de seu barco, sem porto nem horizonte, você rema, e se recusa a largar os remos, como se se assim o fizesse, o oceano te devorasse, e fosse tarde demais. Tarde demais? E o que seria esse "tarde demais"? Seria encarar o feio da situação, para dar à cansada Senhora Esperança o golpe final? Por vezes, é preciso justamente que ela agonize e morra, para que seu último suspiro signifique o nascimento de uma nova e vívida "meninazinha de olhos verdes", que trará todo sentido de volta, que talvez fará apontar um horizonte para o qual remar. É preciso que o edifício venha ao chão para reconstrui-lo mais forte em novos alicerces.
Mas onde está a força? Você leu uma vez que, longe de covardia, desistir também é um gesto de coragem. E isso lhe falta. Frágil, você sabe que não conseguirá cravar no peito da velha senhora o punhal que acabará com tudo, com tijolos e remos, e espera que ela morra naturalmente, dormindo. O fim sereno de uma esperança trazendo o parto normal de outra. Não é assim que vida e morte se entrelaçam na ordem natural das coisas? Ah, como é difícil estuprar a ordem natural das coisas! Como é difícil sair de onde você está... Requer um talento, que, como já disse, você não possui.
Assim, meio resignado, meio submisso à sua própria fraqueza, você toca o barco, sabendo que os calos causados de tanto remar ainda farão você chorar, e as rachaduras na parede da alma aparecerão mais fundas e maiores, desobedientes à sua vã tentativa de escondê-las. Mas consola a si mesmo, pensando que se não foi você quem construiu esse edifício, nem escolheu os remos, também não é de sua responsabilidade mandar tudo pelos ares. Não houve escolhas, e, quando deu por si, você já estava lá... ou, se houve, você não se lembra. De repente vem à sua mente O Amor nos Tempos do Cólera, dormindo em algum lugar onde ficam as lembranças, e dizendo: "Deixe que o tempo passe e já veremos o que traz". Pois bem, se foi esse mesmo Tempo - assim, com maiúsculas - quem alimentou e envelheceu sua esperança, e depois deu a ela esse ar de quem está prestes a sucumbir, que venha ele acabar com tudo de vez. Na ordem natural das coisas. Enquanto você só continua, sem porto nem horizonte nem força ou coragem. Barco no meio do oceano, à procura da brisa leve que o deixe remar em paz. Edifício mal contruído, criando, a cada dia, uma nova maneira de permanecer de pé.

Comentários

  1. "Há esperanças que é loucura ter. Pois eu digo-te que se não fossem essas já eu teria desistido da vida". José Saramago.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nada rima com angústia

São 18h40 no centro da capital. Luzes, buzinas, e o irritante, insuportável anda-e-para da minha condução. Pior ainda para o motorista, eu penso. Aquele cansaço, a vontade de chegar, a esperança de engatar e para. De novo. O homem, muito esperto, criou máquinas que fazem andar, mas agora não chega mais a lugar algum. Vida irônica, eu penso. E paro. De novo. Do meu lado, uma mulher me acotovela sem querer, mexendo na bolsa. Eu odeio a mulher. Eu queria que aquela mulher não existisse. Eu queria que ninguém existisse, que as pessoas de repente sumissem, todas à minha frente, de todos os carros, os que estão a pé também, para que eu pudesse fluir. Meu Deus! Eu não estou fluindo. Minha vida parece a condução em que me encontro: anda-e-para. Aquele cansaço, a vontade de chegar, a esperança de engatar... e para. De novo. (...) Nada rima com angústia, penso de repente. An-gús-ti-a. Não pode ser à toa que nada rima com ela. Angústia é dor cega e sem par, à procura de ancoragem na palavra.

31/10/2010

Eu acordei cansada. No espelho, um rosto com olheiras me encarava sem sorrir. Eu bem sabia que a mistura de álcool, dançar muito, comer pouco e dormir mal não poderia dar em boa coisa. Ao caminhar até a cozinha percebi que minhas pernas latejavam e meu reflexo não estava bom. Tremia ao pegar o copo d'água. "Tudo bem", eu pensava, "a festa estava boa e hoje é dia de almoçar comida de mãe". Eu só queria saber, então, porque o rosto com olheiras não conseguia sorrir, se o cansaço era apenas cansaço, se o que eu sentia era somente o resultado de quem está aproveitando seus dezenove anos de vitalidade e pura energia. "Uma boa noite de sono em sua cama fofa e, pronto, você já estará bem outra vez". Por que, dentro de mim, algo se recusava a acreditar? O telefone interrompeu meus pensamentos, a carona havia chegado. Viagem tranquila, apenas alguns imprevistos. Família esperando, tudo dentro do que eu imaginava que seria. Esbocei um sorriso. Por que, meu Deus,

Sem dobras

"Eu quis te conhecer, mas tenho que aceitar: caberá ao nosso amor o eterno ou 'não dá'. Pode ser cruel a eternidade, eu ando em frente por sentir vontade." Janta, Marcelo Camelo Confesso que, quando fiquei sabendo que Marcelo Camelo estava namorando Mallu Magalhães, há uns anos atrás, minha reação foi de completo espanto. Eu achava estranhíssimo um homem de mais de trinta anos e uma garota de dezesseis conseguirem dividir seus mundos; não era somente a diferença de idade que me assustava, mas o fato de Mallu estar na adolescência, uma fase em que parece que tudo está mais maleável e mudando em uma velocidade diferente - e, outra confissão: ainda acho. Eu, com meus vinte e um anos, olhando para trás e vendo o quanto mudei nos últimos cinco, acho difícil me imaginar com aquela idade me interessando por um cara bem mais velho e, ainda mais, ele se interessando por mim. Minha cabecinha limitada, com suas concepções de mundo, que endireita a realidade em gavetas se